+55 11 4349 -1370

Botox previne rugas? Saiba sobre o uso preventivo da substância

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

Certamente, você conhece a maior parte dos efeitos da aplicação do botox, sejam físicos ou estéticos. Mas sabia que o botox previne rugas e pode ser utilizado de forma preventiva antes mesmo do aparecimento delas?

Pois a técnica tem alta procura em clínicas de estética de Alphaville e outras regiões do país, por ser capaz de minimizar os sinais do tempo ou envelhecimento precoce da pele.

Isso porque o desejo de manter a pele com aparência jovem é da maioria das pessoas e, assim como em outros procedimentos estéticos, tem efeitos incríveis quando feitos anterior ao aparecimento de marcas de expressão.

Pensando nisso, a Lissome trouxe este artigo exclusivo para explicar como o botox previne rugas e quais cuidados ter ao recorrer a essa técnica. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é o botox?

Ainda que popularmente conhecido por suas propriedades para preenchimento facial, o botox é uma substância que atua em múltiplos tratamentos.

Seu nome medicinal é toxina botulínica, e ela é produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que após sua industrialização e purificação, tem aplicação em tratamentos estéticos e terapêuticos.

Na pele, o botox auxilia no bloqueio de um neurotransmissor chamado de acetilcolina. Em resumo, ele impede que a sinapse do neurotransmissor entre músculos e cérebro seja realizada de modo completo, o que paralisa temporariamente os músculos na região de sua aplicação.

Por isso, é utilizado também para obter assimetria no sorriso, reduzir casos de bruxismo, auxiliar na osseointegração após implantes dentários e diminuir quadros de suor excessivo.

Principais aplicações de botox e suas funções no corpo

A aplicação do botox não apenas suaviza expressões faciais como é capaz, por exemplo, de repor o volume perdido na face ou até mesmo reduzir contrações musculares e a sudorese.

Em outras palavras, ao impedir os impulsos nervosos de determinada parte do corpo, ele consegue retardar o envelhecimento e oferecer uma feição mais jovial a quem recorre ao seu uso.

É importante explicar que a toxina botulínica é uma substância natural do corpo. Porém, ao longo dos anos, perde sua concentração, devido à redução do colágeno que acontece pelo envelhecimento da pele.

Em resumo, a aplicação de botox potencializa essa produção deficitária, e por isso, precisa de cuidados especiais e de um profissional especializado a fim de que o resultado seja harmonioso e natural.

botox previne rugas

Botox previne rugas em aplicações preventivas

Há uma analogia interessante dentro do universo de estética e dermatologia que traça uma comparação entre a pele humana e o papel. Neste contexto, se considera que após amassá-lo, é sempre mais complexo retornar a folha ao seu estado original.

Ou seja, quando sua utilização acontece de modo correto e regular, o botox previne rugas e pode ainda oferecer maior elasticidade e vivacidade para a pele.

Dessa forma, mesmo quando os primeiros sinais de envelhecimento da derme vier, serão menos intensos e acontecerão de forma menos visível.

Aliás, é importante considerar que as rugas dinâmicas não precisam de aplicação de botox. Isso porque elas só surgem em situações como um sorriso ou erguer as sobrancelhas.

Entretanto, as rugas estáticas – aquelas que permanecem em diferentes expressões do rosto – podem e devem ter cuidados preventivos para que não se tornem muito intensas.

Quando se deve buscar a aplicação do botox preventivo

Agora que já sabemos como o botox previne rugas, que tal compreender qual o melhor momento de buscar o procedimento? Pois especialistas indicam que, a partir dos 25 anos, já é possível pensar na toxina botulínica de modo preventivo.

Isso porque, geralmente, os primeiros sinais de envelhecimento da pele e perda de colágeno costumam aparecer nessa faixa etária.

Após uma consulta com o profissional que fará a aplicação, é possível estudar a aplicação prévia para amenizar ou reduzir rugas e marcas de expressão, diminuir o sorriso gengival ou o sorriso triste.

Além disso, o botox também pode contribuir para erguer sobrancelhas e nariz e, dessa forma, trazer maior harmonia e simetria facial.

Em todos os casos, é necessário uma avaliação e o respeito irrestrito às recomendações do pré e pós operatório, a fim de potencializar os resultados da aplicação.

botox previne rugas em homens

Cuidados e recomendações ao realizar a aplicação do botox para prevenir rugas

Da mesma forma que acontece com outros procedimentos estéticos, o tratamento preventivo de rugas com botox pode se potencializar ao seguir recomendações.

Primeiramente, é preciso uma atenção contínua ao uso do protetor solar, à exposição frequente ao sol e poluição e outras situações danosas ao pele.

Além disso, é possível combinar a aplicação do botox com outras técnicas. Por exemplo, o Ultraformer III ou o tratamento de flacidez facial Sculptra.

Por último, após a aplicação, é necessário respeitar o prazo médio de 3 meses entre cada aplicação e evitar massagear o rosto nas primeiras horas. Também é importante não realizar atividades físicas por 24 horas após o procedimento.

Conheça a Lissome e confira nossos tratamentos preventivos contra rugas

Agora que você aprendeu que o botox também previne rugas e quais cuidados deve ter antes de decidir pela aplicação, você precisa conhecer a Lissome.

A clínica oferece uma equipe multidisciplinar, profissionais altamente qualificados que unem dermatologia, estética, nutrição, fisioterapia e odontologia.

Além disso, na Lissome, você terá  equipamentos de última geração, aprovados pela Anvisa e com dados científicos publicados em revistas médicas. 

Entre em contato com a L’issome e saiba mais sobre nossos serviços.

Para outras informações sobre saúde e estética, confira outros artigos no Blog da L’issome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.