+55 11 4349 -1370

O que causa estrias: entenda mais sobre as estrias, suas causas e cuidados para evitá-las

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

Pessoa com estrias na perna. Imagem ilustrativa para texto o que causa estrias.

Embora não tenha uma única explicação para o que causa estrias, elas surgem a partir de um ponto comum, que é o rompimento das fibras elásticas e do colágeno da pele. 

Aquelas linhas que começam vermelhas e depois ficam com o aspecto esbranquiçado, fazem parte do processo de inflamação e cicatrização dessas linhas. 

Assim, estão presentes nos corpos que passaram por processos de crescimento muito rápidos. 

Por isso, é comum que adolescentes se preocupem com o que causa estrias, uma vez que os estirões de crescimento também estão associados ao seu aparecimento. 

E nada melhor para a prevenção do que saber o que causa estrias e como evitá-las. Por isso, a Lissome, a Clínica de Estética em Alphaville que pode te ajudar a solucionar esse problema, separou esse conteúdo completo. Confira!

O que são estrias? 

Mesmo que as estrias não estejam ligadas a um problema médico grave, elas são problemas relacionados à estética que incomodam com frequência. 

Saber o que causa estrias em determinada região do corpo pode ser fundamental para tratá-las com maior eficácia. 

Mas antes disso, é importante saber o que são estrias. Elas podem aparecer com duas características, mais avermelhadas e também já com o aspecto embranquecido. 

Isso acontece porque as estrias são lesões na pele que passam por um processo inflamatório e em seguida cicatrizam. São aquelas linhas marcadas, que podem aparecer tanto na vertical como horizontal.

Os locais que as estrias mais aparecem são a região da barriga, seios e nas coxas. Onde pode acontecer a flacidez no processo de emagrecimento. No entanto, essas cicatrizes podem surgir em qualquer local. 

Afinal, o que causa estrias? 

Não existe uma resposta única para o que causa estrias. Basicamente, o estiramento da pele pode provocar essa lesão. Ou seja, quando o tecido não consegue acompanhar o crescimento. 

O que causa estrias na adolescência é exatamente esse processo intensificado. Quando o corpo está com um volume alto de mudanças e crescimento. 

Já na fase adulta, processos como gravidez que demandam dessa elasticidade e ganho de peso em geral, são fatores de desenvolvimento de estrias mais comuns. 

Mas esse estiramento pode ser influenciado por alguns hábitos como uma alimentação desregulada, com muita quantidade de fritura, e alimentos que proporcionem a retenção de líquidos. 

Pessoa com estria na barriga. Imagem ilustrativa para texto  o que causa estrias.

Quais são os sintomas e sinais das estrias? 

Como as estrias passam por um processo inflamatório, o primeiro passo delas é o aparecimento de linhas vermelhas, bem localizadas. Inclusive, que podem gerar coceiras e algum desconforto nesse nível. 

É importante buscar auxílio estético logo que elas surgem e não agredir o local coçando ou passando algum produto sem indicação. 

A pele precisa de cuidado para que o sinal das estrias não fique tão marcado e nem aumente a quantidade. 

Entenda mais sobre os tipos de estrias

Não existem tipos de estrias e sim as fases que elas estão. A primeira é a fase dela inflamada, com aquele tom vermelho ou rosa, que fica bem destacado na pele. 

A segunda fase é quando ela está já perto do tom da pele, com o aspecto mais branco e opaco. Em todos os casos, o que causa estrias são os mesmos fatores, como má alimentação, estiramento por crescimento rápido, gravidez e ganho de peso. 

Qual o tratamento para estrias? Saiba mais sobre os cuidados possíveis

As estrias ficam muito aparentes na pele, e é comum que elas incomodam esteticamente quem as desenvolve. E como é um processo de cicatrização na pele, ela precisa de um tratamento mais profundo para amenizar ou até mesmo desaparecer. 

Na Lissome você pode tratar as suas estrias com um procedimento de ponta, que combina a criogenia com a potência da radiofrequência

Esse procedimento é feito com o Andrus Radiofrequência, que estimula a produção de colágeno para o fortalecimento da pele. 

Esse processo melhora o aspecto das estrias e pode até mesmo fazer com que os sinais desapareçam. É importante marcar uma avaliação para saber exatamente o que pode ser feito e quais resultados podem ser obtidos. 

Como se prevenir das estrias: confira dicas para o dia a dia

O que causa estrias muitas vezes está relacionado aos nossos hábitos cotidianos. Por isso, manter a sua pele livre dessas marcas indesejadas é ter uma rotina equilibrada, com prática de exercícios e alimentação regrada. 

Mantenha essas práticas dentro da sua rotina para a prevenção das estrias:

Se manter hidratado 

Não é só o funcionamento dos órgãos que demandam a ingestão de água. Uma boa hidratação é fundamental para a nossa pele. Isso ajuda tanto na vistosidade e no combate ao envelhecimento precoce, quanto na prevenção de estrias. 

A hidratação é a fonte principal para que o nosso corpo não retenha líquido. Reter líquido aumenta o processo inflamatório e também estimula o estiramento da pele. Tudo que gera o ambiente ideal para o aparecimento de estrias. 

Alimentação deve ser balanceada 

O ganho de peso está relacionado ao aparecimento de estrias, mesmo que não seja o que causa estrias necessariamente. 

Por isso, ter uma alimentação balanceada ajuda não só a pele a ter os nutrientes necessários para se regenerar, como também a não acontecer o estiramento da pele por ganho de peso. Tenha uma alimentação equilibrada para a prevenção de estrias. 

Deve-se fazer atividade física

Assim como  alimentação balanceada, a prática de atividade física também é fundamental para o não aparecimento de estrias. 

A pele é o resultado de uma rotina saudável que inclui todas as boas práticas em pleno funcionamento. 

Pessoa com marcas na pele. Imagem ilustrativa para texto o que causa estrias.

Procure tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos não precisam ser aliados somente quando os danos já foram causados. Eles podem auxiliar na prevenção com muita eficácia. Afinal de contas, é melhor prevenir do que precisar tratar algum problema. 

Inclua na sua rotina procedimentos estéticos que estimulem a produção de colágeno, e que atraiam os benefícios que você busca para a sua pele. 

Quer cuidar das estrias e manter o corpo bem cuidado? A Lissome pode te ajudar

Entender o que causa estrias é um dos passos para prevenir e tratar o aparecimento delas. É fundamental ter hábitos saudáveis inseridos na rotina, desde alimentação balanceada, até a prática de exercícios. 

Procurar tratamentos estéticos de prevenção também é uma ótima escolha na hora de cuidar da pele. E para isso, você pode contar com a Lissome

A Lissome é uma clínica de estética em Alphaville que tem recursos de ponta para procedimentos estéticos e está aberta para cuidar da sua pele e do seu corpo como eles merecem. Agende já uma avaliação. E para ficar por dentro de todas as dicas de cuidados com a pele, acompanhe o conteúdo do Blog da Lissome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.