Toxina Botulínica para Hiperidrose
Você sabe o que é Hiperidrose?
Hiperidrose é um excesso desagradável de suor, em uma ou várias partes do corpo, acometendo igualmente homens e mulheres, com a prevalência maior em pacientes a partir dos 18 anos. É muito comum a queixa de hiperidrose nas áreas das axilas, palmas das mãos, nos pés e no rosto, mas pode ser caracterizada pelo excesso de suor de qualquer parte do corpo.
As pessoas que têm hiperidrose podem apresentar um aumento de sudorese sem qualquer causa aparente e em situações inexplicáveis. Às vezes, o estado emocional da pessoa pode piorar esse processo de sudorese excessiva. Com isso, as pessoas podem se tornar inseguras, demonstrando um estado de tensão constante ao se tentar “domar” o suor corporal. Isso gera um ciclo vicioso contra a tranquilidade emocional do indivíduo, tornando o cenário com a hiperidrose uma condição difícil para muitas pessoas. Nos casos mais intensos, a hiperidrose pode tornar embaraçoso o convívio social, levando o paciente ao isolamento, transformando ações cotidianas, como escrever em um papel ou apertar a mão de outra pessoa, em situações absolutamente penosas.
Apesar de acometer em torno de 2,8% da população, muito tem se discutido sobre as possibilidades de tratamento da hiperidrose. Por ser consequência da inervação pelo sistema nervoso simpático – em particular pela hipersecreção das glândulas sudoríparas écrinas – a hiperidrose pode ser bloqueada de duas formas distintas.
Uma opção é através de cirurgia, chamada de Simpatectomia Toráxica, quando um nervo responsável pelo estímulo em suar em determinada área do corpo é seccionado, através de um corte acima da clavícula ou por uma pequena incisão no tórax e auxílio de equipamentos de vídeo. É uma técnica eficiente, mas radical.
Suor excessivo Botulínica é eficaz contra a Hiperidrose!
A toxina botulínica (Botox, DySport) é uma alternativa altamente eficaz e segura para o tratamento da hiperidrose. Por bloquear o estímulo do suor junto às glândulas, a toxina botulínica reduz provisoriamente a produção do suor, em torno de 4 a 10 meses. A supressão química transitória da sudorese com a toxina botulínica cria segurança, pois o paciente tem a consciência de “poder parar a sudorese quando quiser”, bastando reaplicar a toxina, privilégio que não possuía anteriormente. Com isso, ocorre a quebra do círculo vicioso, pois o gatilho inicial da sudorese é desativado. Esse procedimento é realizado na própria clínica e é utilizada uma anestesia tópica. A sua duração leva em média 20 minutos para a axila e 40 minutos para as mãos e os efeitos já são notados a partir de 72 horas, podendo ser reaplicado depois de 6 meses. O retorno às atividades profissionais pode ser imediato, assim como exercícios físicos que podem ser praticados já no dia seguinte.
Além das vantagens da toxina botulínica na prevenção de rugas promovendo uma amenização e algumas vezes o desaparecimento delas, no ELYSIAN, você também pode adotar esse procedimento para tratar a hiperidrose. Agende um contato agora mesmo!