+55 11 4349 -1370

Como manter os cabelos fortes e saudáveis?

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

Pessoa que deseja saber como manter os cabelos fortes e saudáveis.

Aprender como manter os cabelos fortes e saudáveis não é uma tarefa fácil. Os fios sofrem influência de fatores internos e externos. Por isso, nem sempre basta utilizar os produtos corretos. Alimentação balanceada, hidratação e saúde mental, por exemplo, são fatores que influenciam.

Os cabelos fazem parte da pele, que é o maior órgão do nosso corpo e, como tal, devem receber todos os cuidados que dedicamos a outras partes do nosso organismo. Fios brilhosos e fortes são sinônimos de saúde.

Antes de repassarmos uma rotina de cuidados, porém, vamos falar sobre a estrutura dos fios. Como dissemos, os cabelos integram a maior estrutura do corpo humano. Por isso, são formados por estruturas proteicas. Quer saber mais? Siga a leitura!

Cabelos fortes e saudáveis: por dentro da estrutura dos fios

Nossas madeixas possuem uma estrutura proteica de aminoácidos. Além disso, há a presença de vitaminas e sais minerais. Os fios, ainda, possuem partes distintas, como é o caso da medula, do córtex e da cutícula.

  • Medula: parte da fibra capilar que entra em contato com o folículo piloso. É responsável por distribuir minerais e nutrientes até as pontas. Assim, forma as células que são produzidas no bulbo e faz o cabelo crescer até o final do folículo;
  • Córtex: determina a forma, a cor, a elasticidade e a resistência de cada um dos fios. Também controla a umidade capilar. A presença de problemas no córtex, portanto, prejudica o crescimento saudável dos cabelos;
  • Cutícula: basicamente, é a parte externa do fio. Protege o córtex e cria uma barreira que mitiga a ação violenta de produtos químicos. Garante, também, a maciez dos cabelos. Por isso, uma cutícula bem cuidada representa cabelos sedosos e brilhosos.

Agora que você entendeu a estrutura dos fios, vamos aos principais cuidados que colaboram para que você mantenha seus cabelos fortes e saudáveis.

Cabelo fortalecido com dicas de como manter os cabelos fortes e saudáveis.

O que mantém a integridade dos fios?

Como citamos anteriormente, a integridade dos fios não depende, somente, da utilização de bons cosméticos. Confira, abaixo, cuidados necessários sobre como manter os cabelos fortes e saudáveis.

  • Tenha cuidado com o sol: um dos principais vilões do cabelo é o calor excessivo. Portanto, tenha cuidado com o sol! Sempre que possível, utilize um protetor térmico especial para o seu tipo de cabelo;
  • Mantenha uma dieta equilibrada: uma alimentação saudável mantém o corpo em equilíbrio. Com o cabelo, não é diferente. Alimente-se com produtos naturais e evite, ao máximo, os alimentos industrializados;
  • Hidrate-se adequadamente: tomar, no mínimo, 3 litros de água por dia é ideal para a saúde dos fios — e para a manutenção da saúde do seu organismo. Por isso, não abandone sua garrafa d’água durante suas atividades diárias;
  • Prefira água gelada: como citamos no primeiro tópico, o calor excessivo prejudica os cabelos. Então, quando for lavá-los, dê preferência à água gelada. Se o dia estiver muito frio, prefira água morna. Quente, jamais!;
  • Evite produtos químicos: os produtos químicos presentes em tinturas ou outros procedimentos podem agredir os seus fios. Por isso, sempre que possível, evite-os. Se passar por algum procedimento, porém, procure profissional especializado para minimizar o impacto.

Esses são alguns dos principais exemplos sobre como manter os cabelos fortes e saudáveis. Seguindo-os, você certamente encontrará um equilíbrio para os seus fios.

Como seguir a melhor rotina para manter os cabelos saudáveis?

Além dos cuidados mencionados no tópico anterior, existe um melhor tipo de rotina para manter os cabelos fortes e saudáveis. Para tanto, você deverá:

  • lavar o cabelo dia sim, dia não: lavar os cabelos todos os dias não é uma rotina saudável. Deixar de lavá-los, também não é indicado. O ideal é que você os lave dia sim, dia não. Assim, a limpeza ficará em dia!;
  • deixar a água atingir os fios, no máximo, por três minutos: se a falta de água prejudica, o excesso também faz mal. O ideal é que você deixe a água atingir os fios por, no máximo, três minutos. Já é o suficiente para que seus fios fiquem limpos e saudáveis;
  • usar pentes com dentes espaçados: pentes com dentes espaçados tendem a desembaraçar os nós com maior facilidade. Além disso, ajudam a não “desarmar” a forma dos fios e manter o movimento dos mesmos;
  • prefira material antiestático: pentes de material antiestático ajudam a controlar o frizz, que prejudica a aparência dos cabelos. Então, prefira o pente de madeira ou osso animal.

Anote as dicas! Ao seguir essa rotina, seus cabelos agradecerão.

Mulher que pode aproveitar dicas de como manter os cabelos fortes e saudáveis

Como manter os cabelos fortes e saudáveis: não se esqueça de escolher os produtos corretos!

Ressaltamos, no decorrer deste post, que somente produtos não mantém os cabelos fortes e saudáveis. Entretanto, eles são essenciais para a manutenção dos seus fios capilares. Escolha-os, sempre, de acordo com o seu tipo de cabelo.

Isso porque shampoos inadequados vão agredir mais a cutícula do que os de boa origem.

Os condicionadores, que têm como função devolver o equilíbrio retirado pelos shampoos, também devem ser escolhidos adequadamente.

Prefira produtos que limpam e hidratam seus cabelos sem danificá-los. Para isso, leia os rótulos das embalagens e entenda o tipo do seu fio. Somente assim, você conseguirá escolher os melhores shampoos, condicionadores e hidratantes.

Procura dicas de beleza? No Blog da L’issome você encontra!

Na L’issome, somos apaixonados por beleza! Se você procura dicas incríveis para estar sempre com o visual em dia, nossos posts certamente te ajudarão. Isso porque, somos uma clínica de estética avançada multidisciplinar em Alphaville.

A L’issome traz um conceito diferenciado, que une o melhor da ciência e tecnologia a uma experiência sensorial. Ou seja, todos os detalhes, do atendimento ao ambiente, foram planejados para resultar no máximo de bem-estar ao cliente.

Aqui, você tem acesso a diversos tratamentos de beleza com rigor científico e atendimento altamente especializado. Com essa bagagem, então, te convidamos a conhecer o Blog da L’issome. Nele, você encontra o que há de mais moderno no mundo da estética. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.