+55 11 4349 -1370

Cabelos fortes e saudáveis

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

Atitudes do dia a dia para ter cabelos fortes e saudáveis

Muita gente não considera os cabelos como parte integrante do corpo humano e isso é um grande engano! Os cabelos fazem parte da pele, que é o maior órgão do nosso corpo e, como tal, deve receber todos os cuidados que dedicamos a outras partes do nosso organismo.

Antes de falarmos sobre os cuidados que devemos ter com as nossas madeixas vamos lembrar que o fio de cabelo é uma estrutura proteica, isto é, composta por amino-ácidos, vitaminas e sais minerais e que tem algumas partes bem distintas como a medula, parte central, a córtex, que dá o formato do fio e a cutícula, parte mais externa e que responde pela maioria das alterações estéticas dos cabelos.

A cutícula do fio tem células que formam escamas que se sobrepõem como num telhado. Começa na raiz e vai até a ponta e deve estar sempre integra senão os problemas vão aparecer.
Cutículas não integras levam a fenômenos clínicos visíveis como, por exemplo, a falta de brilho. O brilho é a resposta do reflexo da luz no pelo. Outro problema bem relacionado com a falta de qualidade nesta ultima camada, mais externa, dos fios leva a uma perda da penteabilidade adequada,

Mas, o que mantem a integridade dos fios e o que fazer para recuperar os danos já causados? E ainda mais, o que causa estes problemas?
O sol é um grande vilão pois, em excesso, pode destruir as proteínas das hastes capilares. O vento, o frio, a poluição e a areia também podem destruir as cutículas. Os procedimentos químicos mais agressivos como escovas progressivas ou mesmo os produtos químicos utilizados para os relaxamentos e até mesmo tinturas permanentes repetidas vezes podem, por ter que abrir e fechar as cutículas, deixa-las mais frágeis e quebradiças levando às famosas pontas duplas.

Hábitos aparentemente simples como lavar demais os cabelos ou usar água muito quente no banho também danificam essas estruturas,
Então o que fazer para evitar os danos e/ou reverte-los?

Primeiramente hábitos simples como lavar os cabelos dia sim, dia não, usando água fria (o ideal é deixar a temperatura ao redor dos 22 graus Celsius) e deixar a água cair sobre a cabeça, no máximo, por 3 minutos seguidos, usar pentes com dentes espaçados, de preferência feitos com material anti estático como osso ou madeira.

Por último, mas não menos importante é a escolha dos produtos que você aplica nos cabelos. Xampus inadequados vão agredir mais a cutícula do que os de boa origem.
Os condicionadores têm como função devolver o equilíbrio retirado pelos xampus, portanto tem uma ação grande na superfície dos fios e, também, tem que ser bem escolhidos.
Resumidamente, lavar em dias alternados, evitar água quente, usar pentes e escovas especiais e evitar produtos de origem duvidosa vão fazer seus cabelos mais saudáveis e mais bonitos.

Artigo citado através do site: https://www.sociedadedocabelo.com.br/?p=2907

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.