+55 11 4349 -1370

Tratamento para cicatriz de acne: descubra tudo sobre o assunto

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

rosto de pessoa que precisa de tratamento para cicatriz de acne.

A adolescência é caracterizada pelo pico hormonal que faz com que na vida adulta muitas pessoas precisem procurar por tratamento para cicatriz de acne. E esse problema, tão comum, pode afetar negativamente o desenvolvimento pessoal, já que se apresenta especialmente no rosto. 

Para mudar isso, o tratamento para cicatriz de acne varia de acordo com a intensidade do trauma deixado pela lesão, que pode ser de pequenos relevos ou manchas escurecidas. 

Em todo caso, separamos tudo que você precisa para entender qual é o melhor tratamento para cicatriz de acne aqui, neste artigo. 

Por onde começar o tratamento para cicatriz de acne?

O tratamento para cicatriz de acne deve ser sempre acompanhado por um profissional. Isso porque, ele pode utilizar de diversos procedimentos estéticos, tanto farmacológicos, quanto de incisões e peelings. 

O autotratamento, nesse caso, pode ser um risco e até agravar o problema. Afinal, as acnes ficam em locais de grande produção sebácea e até mesmo uma esfoliação não recomendada pode causar um efeito reverso. 

Colocamos, aqui, algumas dicas para que você entenda o que é a acne e qual o melhor tratamento para cicatriz. 

Afinal, o que são cicatrizes de acne?

Quando os nossos poros são obstruídos pelo excesso de oleosidade as acnes são formadas. A partir daí, essa região passa a ter uma lesão inflamatória. Os locais mais comuns de ocorrência de acne são as que tem glândulas sebáceas mais ativas, como rosto, costas e braços. 

As cicatrizes de acne acontecem principalmente quando machucamos essas lesões. Como em qualquer parte do nosso corpo, um ferimento desencadeia um processo de regeneração intenso. Que provoca, por exemplo, o excesso de melanina no local, deixando a região manchada. 

As cicatrizes de acne em alto relevo também se formam em decorrência disso. O corpo em uma tentativa de cura, estimula o crescimento de pele e de cicatrização daquele lugar para que nenhuma bactéria entre. 

Pessoa que precisa de tratamento para cicatriz de acne no rosto

Quais são os tipos de cicatrizes de acne?

O tratamento para cicatriz de acne depende do tipo que ela se classifica. Que pode ser atrófica, hipertróficas e os queloides. 

Entenda como cada uma funciona:

  • Cicatrizes Atróficas: o tratamento para cicatriz de acne atrófica procura deixar a superfície da pele uniforme. Já que a característica desse tipo de cicatriz é modulação deprimida, os “buracos”, que quando estendidos se alinham. 
  • Cicatrizes Hipertróficas: esse tipo de cicatriz deixa pequenas elevações, muitas vezes avermelhadas, no lugar das lesões. Podem dar a entender que são um novo tipo de acne, quando na verdade são um acúmulo de sedimento causado pela cicatrização. 
  • Queloides: esse tipo de cicatriz é expandida, ou seja, ultrapassa o limite da lesão e se apresenta em quem já tem propensão genética. O tratamento para cicatriz de acne quelóide precisa de muitos cuidados especiais. 

Como elas surgem?

A cicatriz de acne aparece principalmente quando a lesão é machucada. A famosa atividade de “espremer espinha” é o que mais deixa a pele lesionada. 

Dessa forma, o tratamento para cicatriz de acne envolve, inclusive, uma adaptação do paciente para que ele não volte a machucar as lesões que aparecem. Normalmente, o corpo absorve a lesão inflamatória, a acne, e machucar o local só acarreta em uma cicatrização ruim.

O autotratamento com ácidos também pode ocasionar nas cicatrizes mais aparentes. 

Agora, conheça o melhor tratamento para cicatriz de acne

Cada pele pede um tratamento para cicatriz de acne diferente. Os níveis de oleosidade, a aderência aos cremes e procedimentos são muito pessoais. Ou seja, uma experiência não diz nada sobre a outra. 

Por isso, entenda que essas soluções apresentadas, associadas aos hábitos saudáveis e acompanhamento especializado, podem te ajudar. 

Cremes

Cremes e pomadas são bons tratamentos para cicatriz de acne, mas precisam ser contínuos. Cada composição vai estimular a regeneração daquele local de maneira diferente. Mas como são agentes externos, demandam mais tempo para apresentar os resultados. 

Cada creme tem o seu agente principal, como a Vitamina C e o ácido hialurônico, além de uma textura diferente. Quem tem propensão a acne pode optar por esses cremes em forma de gel, para não deixar a pele com excesso de óleo. 

Dermoabrasão

O tratamento para cicatriz de acne dermoabrasão é conhecido também como peeling mecânico. Ou seja, ele funciona esfoliando a pele, retirando através dos movimentos a pele envelhecida, estimulando o aparecimento de uma outra camada. 

Esse é um tratamento para cicatriz de acne mais agressivo, que deve ser feito por um profissional com cuidados como anestesia e higiene extrema. Nesse sentido, esse procedimento exige alguns dias de cuidado a mais, com muita hidratação e nenhuma exposição ao sol.

Peeling com ácido

Diferentemente do tratamento para cicatriz de acne dermoabrasivo, o peeling com ácido é químico. Ou seja, promove a reconstrução da pele a partir do efeito de substâncias na pele. 

O ácido é um velho conhecido de quem procura por tratamento para cicatriz de acne, seus benefícios são inúmeros, mas ele também precisa ser indicado e aplicado por um profissional. Além disso, esse tratamento pede alguns dias de cuidado e nenhuma exposição ao sol. 

Laser

O tratamento com laser é um dos mais rápidos em resultado. Ele atinge outras camadas da pele com maior facilidade, promovendo a regeneração do local de maneira intensa. 

Quem procura um tratamento para cicatriz de acne eficaz e ágil, esse é um dos mais indicados. 

Feito em consultório médico, esse também é um procedimento que exige um pouco mais de cuidado no pós. 

Injeção de plasma

A injeção de plasma estimula a produção de colágeno, a principal proteína da pele, que promove a elasticidade e também a regeneração. Desse modo, é um procedimento feito em consultório, que proporciona um resultado mais rápido por ser injetável. 

No entanto, esse tratamento para cicatriz de acne precisa de algumas sessões para deixar a pele bem próxima do que era antes da lesão inflamatória.

Mulher pensando sobre tratamento para cicatriz de acne na região do rosto

Como fazer para evitar as cicatrizes de acne?

Melhor do que o tratamento para cicatriz de acne, é a prevenção dela no dia a dia. Mesmo que a vontade de mexer apareça, tome cuidado. Muitas vezes a nossa pele não consegue voltar ao que era antes e não vale a pena machucar mais ainda a lesão. 

Assim, para te ajudar na prevenção da cicatriz de acne, separamos algumas dicas. 

Reduza a inflamação local

Assim que perceber que a região está inflamada, um bom tratamento para que a  cicatriz de acne não apareça é a compressa de água ou algodão quente. 

Coloque na região por alguns minutinhos essa compressa. A vermelhidão, assim como o inchaço, vão aliviar, fazendo com que você evite de passar a mão ou queira cutucar. 

Nunca remova as casquinhas

Essa é a regra básica. Não se deve puxar as casquinhas da região, elas são o começo do processo de cura daquele lugar e se você lesionar mais ainda, a cicatriz de acne vai aparecer da pior forma possível. Com o tempo essas casquinhas caem sozinhas.

Use protetor solar

A regra básica do cuidado com a pele é uma limpeza adequada, com um sabonete específico e hidratação com cremes próprios para o seu tipo de pele.

E claro, a proteção solar sempre, para qualquer ambiente. O protetor solar vai proteger a sua pele, inclusive da acne. 

Não cutuque

Você não precisa se preocupar com tratamento para cicatriz de acne se não ficar cutucando essas lesões. 

A sua mão é cheia de bactérias e colocar ela justamente em um local aberto, inflamado, como a acne, acarreta em uma série de problemas. Inclusive, na cicatriz mais profunda da pele. 

Conclusão

Agora que você já sabe o essencial sobre tratamento para cicatriz de acne, procure um especialista aqui na L’issome

Nossos tratamentos são os mais avançados e a sua pele pode se beneficiar muito com algum deles. Tudo com equipamentos de última geração, aprovados pela Anvisa.

E para saber mais sobre tratamentos de cicatriz e acne, fique de olho no Blog da L’issome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.