A queda de cabelo afeta homens e mulheres e as causas são as mais diversas, desde tendência genética, até emocional. Por isso, para escolher o melhor tratamento para queda de cabelo é preciso ter um diagnóstico correto.
E mesmo que a alopecia, ou a calvice, como é popularmente conhecida, afete especialmente os homens, as mulheres também sofrem com ela e precisam de um tratamento para queda de cabelo específico.
O tratamento para queda de cabelo ideal existe e só depende do seu olhar atencioso e da ajuda de um profissional adequado. E para te ajudar nessa busca, separamos as informações e dicas mais importantes aqui mesmo, confira.
Afinal, o que é a queda de cabelo?
Uma das causas mais comuns da queda de cabelo é a tendência genética, e nesse caso, quanto antes o tratamento para queda de cabelo for iniciado, melhores são os resultados. Já que com o tempo o cabelo fica cada vez mais fino e prejudicado.
Naturalmente os cabelos precisam cair diariamente, em pequenas quantidades, já que ele tem um ciclo de vida determinado. No entanto, quando essa queda se acentua e começa a ser visível cabelos no chão, ou grandes quantidades quando se penteia, é preciso identificar a razão.
A genética pode estipular um tempo curto de vida do cabelo. Assim como, a falta de vitaminas e doenças, como é o caso da Covid-19, que tem deixado como sequelas a queda dos fios.
Em todo caso, a queda de cabelo é um anúncio de que algo no organismo está em falta ou desequilíbrio, como vitaminas e hormônios.
Quais são as principais causas para a queda de cabelo?
Para iniciar o tratamento para queda de cabelo você, antes, precisa identificar a origem, avaliando quando e como ela começou. Separamos aqui alguns dos motivos mais comuns e que podem ser percebidos precocemente:
- Altos níveis de estresse e ansiedade. Com o dia a dia cada vez mais corrido, o estresse tem feito com que muitos sofram com a queda de cabelo, especialmente as mulheres.
- Problemas hormonais e na tireóide. Esse também é um fator especial para as mulheres, principalmente para que estão entrando na menopausa.
- Doenças autoimunes como a Alopecia Areata. A Alopecia pode acometer homens e mulheres e existe tratamento para queda de cabelo para esse caso com remédios e terapias.
- Problemas no couro cabeludo como caspas, foliculites e micoses. Um dos principais sintomas, nesse caso, é a famosa caspa. As “espinhas” também indicam que alguma coisa está em desequilíbrio, obstruindo os poros, proporcionando a queda de cabelo.
Como ocorre a queda de cabelo no homem?
Provavelmente, você já ouviu falar das “entradas” que os homens com tendência à alopecia têm. Elas começam com uma rarefação dos cabelos na região, e gradualmente deixam o cabelo muito mais ralo e o couro cabeludo à mostra.
Desse modo, existe um tratamento para queda de cabelo específico no caso dos homens, justamente porque eles são os mais drasticamente afetados. Com o tempo, eles podem ficam com o couro cabeludo totalmente visível, com os fios muito finos, ou até mesmo com a queda total na região.
Como ocorre a queda de cabelo na mulher?
Mesmo que as mulheres também sofram com a queda de cabelo, existe uma grande diferença em relação aos homens. Tanto em número de ocorrência, quanto de gravidade.
As mulheres podem sofrer com a queda mais grave quando ela está associada a doença autoimune. E mesmo assim, é possível ter um tratamento para queda de cabelo eficiente.
Além disso, as mulheres também precisam ficar atentas com as quedas provocadas por problemas hormonais ou psicológicos. Já a queda por tendência genética não é tão comum.
Principais dúvidas sobre a queda de cabelo
As diferenças na causa e no tratamento para queda de cabelo de homens e mulheres são perceptíveis. Mas mesmo assim, há o compartilhamento de algumas dúvidas comuns assim que surgem os primeiros sintomas.
Então, pensando nisso, separamos algumas respostas que podem te ajudar.
Quais são as consequências da queda de cabelo?
O cabelo tem uma importância social significativa. Afinal, ele estabelece a nossa relação com a autoestima desde muito cedo, e isso vale para homens e mulheres. Uma das consequências mais marcantes da queda de cabelo é o trauma psicológico.
O tratamento de queda de cabelo precisa ser rápido e eficaz para que não cause mais transtorno, já que é um processo que se retroalimenta. Ou seja, o estresse estimula a queda e a queda desenvolve o estresse.
A queda de cabelo tem cura?
Dependendo da origem da queda de cabelo, esse problema tem cura. No entanto, no caso da Alopecia Androgenética, a calvície genética que afeta os homens, não tem.
Existe o tratamento para a queda de cabelo nesse caso, e algumas medidas paliativas, como a aplicação de cabelo na região, que pode ajudar a conviver com esse problema.
O tratamento para queda de cabelo de origem emocional, por exemplo, pode ser resolvido com acompanhamento de profissionais, cremes e loções.
Como é feito o diagnóstico de queda de cabelo?
Antes de tudo, quem sofre com a queda de cabelo precisa observar o começo e a evolução do problema, e em seguida levar até um profissional, no caso o dermatologista, todas as informações que conseguir registrar.
Sendo assim, o especialista vai fazer uma bateria de exames e observar atentamente a origem para elaborar um plano de cuidados para o paciente. Mas claro, que deve ser seguido à risca.
O diagnóstico definitivo, assim como o tratamento para queda de cabelo eficaz só é possível com essa ajuda.
O autotratamento é adequado?
É possível encontrar facilmente no mercado loções e remédios que prometem a cura da queda de cabelo. Mas esse problema exige mais atenção e produtos potentes que só profissionais podem indicar e fornecer.
Ao mesmo tempo, dependendo da origem, o autotratamento pode até mesmo agravar a queda. Então, para solucionar de vez esse problema, procure um profissional que elabore um bom tratamento para queda de cabelo para você.
Tratamento para queda de cabelo: o que você precisa saber?
Tudo na nossa saúde demanda a associação de alimentação saudável, prática de atividades físicas e cuidados mentais. Com o tratamento para queda de cabelo não é diferente.
Se você percebeu o problema e já quer dar os primeiros passos, coloque na sua rotina uma alimentação rica em alimentos.
Com betacaroteno, como as cenouras, Vitamina C, como as laranjas, limões e morangos, Ômega 3, como os peixes, e ferro. Esses nutrientes agem diretamente na produção de cabelos, fortalece os fios e estimula o crescimento.
Quem utiliza de processos químicos intensos no cabelo, é importante observar se o volume de queda aumentou após algum procedimento. Assim, evite tudo que for agressivo aos fios, como chapinhas, secadores, alisantes, shampoos com sal, relaxamentos etc.
Essas tendem a ser as principais causas de queda de cabelo nas mulheres. Além de deixarem os fios mais finos, esses procedimentos podem acarretar no corte químico. Que deixa o cabelo totalmente devastado e com difícil recuperação, mesmo com um tratamento para queda de cabelo intenso.
Para os homens que percebem o aumento da oleosidade no couro cabeludo e a incidência de caspa, vale procurar shampoos antifúngicos. Muitas vezes confundimos caspas com problemas com fungos, que deixam uma espécie de película amarelada no couro cabeludo.
A limpeza dos cabelos precisa ser feita corretamente, com uma boa frequência e durante ela você pode estimular o crescimento dos cabelos fazendo movimentos circulares.
Dessa forma, massageie com cuidado e intensidade o couro cabeludo. Além de relaxamento, é um ótimo começo de tratamento para queda de cabelo.
Conclusão
Agora que você já tem as principais informações sobre o tratamento para queda de cabelo, e as possíveis causas desse problema, procure ajuda especializada aqui na L’issome.
A L’issome é uma clínica de estética avançada que procura, acima de tudo, o bem-estar dos pacientes. E que possui uma uma equipe multidisciplinar e equipamentos de última geração, aprovados pela Anvisa.
Então, para saber mais sobre tratamento para queda de cabelo, fique de olho no Blog da L’issome.