+55 11 4349 -1370

Tratamento para queda de cabelo: conheça os mais eficazes

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

pessoa que precisa de tratamento para queda de cabelo

A queda de cabelo afeta homens e mulheres e as causas são as mais diversas, desde tendência genética, até emocional. Por isso, para escolher o melhor tratamento para queda de cabelo é preciso ter um diagnóstico correto.

E mesmo que a alopecia, ou a calvice, como é popularmente conhecida, afete especialmente os homens, as mulheres também sofrem com ela e precisam de um tratamento para queda de cabelo específico. 

O tratamento para queda de cabelo ideal existe e só depende do seu olhar atencioso e da ajuda de um profissional adequado. E para te ajudar nessa busca, separamos as informações e dicas mais importantes aqui mesmo, confira. 

Afinal, o que é a queda de cabelo?

Uma das causas mais comuns da queda de cabelo é a tendência genética, e nesse caso, quanto antes o tratamento para queda de cabelo for iniciado, melhores são os resultados. Já que com o tempo o cabelo fica cada vez mais fino e prejudicado. 

Naturalmente os cabelos precisam cair diariamente, em pequenas quantidades, já que ele tem um ciclo de vida determinado. No entanto, quando essa queda se acentua e começa a ser visível cabelos no chão, ou grandes quantidades quando se penteia, é preciso identificar a razão. 

A genética pode estipular um tempo curto de vida do cabelo. Assim como, a falta de vitaminas e doenças, como é o caso da Covid-19, que tem deixado como sequelas a queda dos fios

Em todo caso, a queda de cabelo é um anúncio de que algo no organismo está em falta ou desequilíbrio, como vitaminas e hormônios. 

Quais são as principais causas para a queda de cabelo?

Para iniciar o tratamento para queda de cabelo você, antes, precisa identificar a origem, avaliando quando e como ela começou. Separamos aqui alguns dos motivos mais comuns e que podem ser percebidos precocemente:

  • Altos níveis de estresse e ansiedade. Com o dia a dia cada vez mais corrido, o estresse tem feito com que muitos sofram com a queda de cabelo, especialmente as mulheres. 
  • Problemas hormonais e na tireóide. Esse também é um fator especial para as mulheres, principalmente para que estão entrando na menopausa. 
  • Doenças autoimunes como a Alopecia Areata. A Alopecia pode acometer homens e mulheres e existe tratamento para queda de cabelo para esse caso com remédios e terapias. 
  • Problemas no couro cabeludo como caspas, foliculites e micoses. Um dos principais sintomas, nesse caso, é a famosa caspa. As “espinhas” também indicam que alguma coisa está em desequilíbrio, obstruindo os poros, proporcionando a queda de cabelo.

Pessoa mostrando escova com fios soltos, precisando de tratamento para queda de cabelo

Como ocorre a queda de cabelo no homem?

Provavelmente, você já ouviu falar das “entradas” que os homens com tendência à alopecia têm. Elas começam com uma rarefação dos cabelos na região, e gradualmente deixam o cabelo muito mais ralo e o couro cabeludo à mostra. 

Desse modo, existe um tratamento para queda de cabelo específico no caso dos homens, justamente porque eles são os mais drasticamente afetados. Com o tempo, eles podem ficam com o couro cabeludo totalmente visível, com os fios muito finos, ou até mesmo com a queda total na região. 

Como ocorre a queda de cabelo na mulher?

Mesmo que as mulheres também sofram com a queda de cabelo, existe uma grande diferença em relação aos homens. Tanto em número de ocorrência, quanto de gravidade. 

As mulheres podem sofrer com a queda mais grave quando ela está associada a doença autoimune. E mesmo assim, é possível ter um tratamento para queda de cabelo eficiente. 

Além disso, as mulheres também precisam ficar atentas com as quedas provocadas por problemas hormonais ou psicológicos. Já a queda por tendência genética não é tão comum. 

Principais dúvidas sobre a queda de cabelo

As diferenças na causa e no tratamento para queda de cabelo de homens e mulheres são perceptíveis. Mas mesmo assim, há o compartilhamento de algumas dúvidas comuns assim que surgem os primeiros sintomas.

Então, pensando nisso, separamos algumas respostas que podem te ajudar. 

Quais são as consequências da queda de cabelo?

O cabelo tem uma importância social significativa. Afinal, ele estabelece a nossa relação com a autoestima desde muito cedo, e isso vale para homens e mulheres. Uma das consequências mais marcantes da queda de cabelo é o trauma psicológico. 

O tratamento de queda de cabelo precisa ser rápido e eficaz para que não cause mais transtorno, já que é um processo que se retroalimenta. Ou seja, o estresse estimula a queda e a queda desenvolve o estresse.

A queda de cabelo tem cura?

Dependendo da origem da queda de cabelo, esse problema tem cura. No entanto, no caso da Alopecia Androgenética, a calvície genética que afeta os homens, não tem. 

Existe o tratamento para a queda de cabelo nesse caso, e algumas medidas paliativas, como a aplicação de cabelo na região, que pode ajudar a conviver com esse problema. 

O tratamento para queda de cabelo de origem emocional, por exemplo, pode ser resolvido com acompanhamento de profissionais, cremes e loções. 

tratamento para queda de cabelo é ideal para pessoa que está notando quedas nos fios

Como é feito o diagnóstico de queda de cabelo?

Antes de tudo, quem sofre com a queda de cabelo precisa observar o começo e a evolução do problema, e em seguida levar até um profissional, no caso o dermatologista, todas as informações que conseguir registrar. 

Sendo assim, o especialista vai fazer uma bateria de exames e observar atentamente a origem para elaborar um plano de cuidados para o paciente. Mas claro, que deve ser seguido à risca. 

O diagnóstico definitivo, assim como o tratamento para queda de cabelo eficaz só é possível com essa ajuda. 

O autotratamento é adequado?

É possível encontrar facilmente no mercado loções e remédios que prometem a cura da queda de cabelo. Mas esse problema exige mais atenção e produtos potentes que só profissionais podem indicar e fornecer. 

Ao mesmo tempo, dependendo da origem, o autotratamento pode até mesmo agravar a queda. Então, para solucionar de vez esse problema, procure um profissional que elabore um bom tratamento para queda de cabelo para você. 

Tratamento para queda de cabelo: o que você precisa saber?

Tudo na nossa saúde demanda a associação de alimentação saudável, prática de atividades físicas e cuidados mentais. Com o tratamento para queda de cabelo não é diferente. 

Se você percebeu o problema e já quer dar os primeiros passos, coloque na sua rotina uma alimentação rica em alimentos.

Com betacaroteno, como as cenouras, Vitamina C, como as laranjas, limões e morangos, Ômega 3, como os peixes, e ferro. Esses nutrientes agem diretamente na produção de cabelos, fortalece os fios e estimula o crescimento. 

Quem utiliza de processos químicos intensos no cabelo, é importante observar se o volume de queda aumentou após algum procedimento. Assim, evite tudo que for agressivo aos fios, como chapinhas, secadores, alisantes, shampoos com sal, relaxamentos etc. 

Essas tendem a ser as principais causas de queda de cabelo nas mulheres. Além de deixarem os fios mais finos, esses procedimentos podem acarretar no corte químico. Que deixa o cabelo totalmente devastado e com difícil recuperação, mesmo com um tratamento para queda de cabelo intenso. 

Para os homens que percebem o aumento da oleosidade no couro cabeludo e a incidência de caspa, vale procurar shampoos antifúngicos. Muitas vezes confundimos caspas com problemas com fungos, que deixam uma espécie de película amarelada no couro cabeludo. 

A limpeza dos cabelos precisa ser feita corretamente, com uma boa frequência e durante ela você pode estimular o crescimento dos cabelos fazendo movimentos circulares.

Dessa forma, massageie com cuidado e intensidade o couro cabeludo. Além de relaxamento, é um ótimo começo de tratamento para queda de cabelo.

Conclusão

Agora que você já tem as principais informações sobre o tratamento para queda de cabelo, e as possíveis causas desse problema, procure ajuda especializada aqui na L’issome

A L’issome é uma clínica de estética avançada que procura, acima de tudo, o bem-estar dos pacientes. E que possui uma uma equipe multidisciplinar e equipamentos de última geração, aprovados pela Anvisa.

Então, para saber mais sobre tratamento para queda de cabelo, fique de olho no Blog da L’issome.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.