+55 11 4349 -1370

Envelhecimento precoce: entendas as causas e tratamentos

Fique atualizado através de informações úteis para sua saúde física e mental.

Cuidados diários podem prevenir o envelhecimento precoce.

O envelhecimento precoce é o avanço rápido do desgaste da pele. Muitos fatores influenciam o envelhecimento rápido, como radiação solar, poluição, falta de cuidado com a pele e com a alimentação. 

Antes de tudo, é fundamental entender qual é a fonte do envelhecimento precoce. Só assim é possível manter bons resultados com tratamentos. 

Nossa pele reage imediatamente aos hábitos que desenvolvemos. Por isso, é comum sentir que ela está mais seca ou mais acneica dependendo do tipo de alimentação que se tem. 

Esses hábitos também refletem no envelhecimento precoce. Sendo assim, entenda tudo que pode ser feito para ter uma vida mais saudável, e consequentemente, uma pele mais bonita e vistosa. 

Encontre apoio nesse processo com os tratamentos da L’issome. Mas inclua na sua rotina equilibrada o hábito de separar um tempo para autocuidado e tratamentos específicos contra o envelhecimento precoce. 

Confira o conteúdo completo sobre envelhecimento precoce e como se prevenir. 

O que é envelhecimento precoce da pele? 

O envelhecimento é um processo natural da pele. Com o passar dos anos, a pele tende a perder a sua elasticidade pela falta do colágeno. Sendo assim, o aparecimento das rugas acontece naturalmente. 

No entanto, o envelhecimento precoce é um fator de grande importância na vida de milhares de pessoas. Diferentemente do envelhecimento natural, o envelhecimento precoce é uma intensificação do processo de desgaste da pele. 

Ou seja, quem apresenta características de uma pele envelhecida antes do tempo. Isso acontece especialmente no rosto, onde o fica o maior foco de contato com os raios solares, e a poluição. 

Uma das melhores formas de combater o envelhecimento precoce é associar a prevenção com tratamentos para o rejuvenescimento da pele

Quais são as principais causas do envelhecimento precoce?

Mesmo que existam fatores genéticos para o envelhecimento precoce, o que mais contribui para que ele exista são fatores externos. 

Alguns já são amplamente conhecidos, como é o caso do contato do rosto com os raios solares sem o uso da proteção solar. Outras partes do corpo também sofrem com a ação direta do sol, como é o caso das mãos e do pescoço. 

Dessa forma, o excesso dos raios UV aumenta a produção dos radicais livres, que danificam células saudáveis no nosso organismo. O que diminui a produção de colágeno e promove o aparecimento de linhas finas, rugas, e das manchas.

Os hábitos alimentares também podem contribuir para o envelhecimento precoce. Afinal, uma dieta rica em gorduras, sem equilíbrio, também afeta a produção de colágeno. É importante o consumo de vitaminas e sais minerais para a prevenção. 

Não incluir na rotina uma boa limpeza de pele, pode também ser um fator de envelhecimento precoce. Isso porque, o excesso de produtos na pele, obstruindo os poros, prejudica o processo de renovação celular da pele. 

Evitar o envelhecimento da pele requer uma rotina saudável por completo e tratamentos específicos de rejuvenescimento. 

Cuidados diários e procedimentos ajudam a impedir o envelhecimento precoce.

Confira sintomas do envelhecimento precoce que você deve observar

O envelhecimento precoce é facilmente reconhecido. Ele apresenta rugas e linhas de expressão intensificadas logo cedo, em idades que essas características não são naturais.

A pele sempre apresenta um ressecamento grande antes da aparição de rugas mais profundas. Dessa forma, ao menor sinal de pele enrijecida, procure redobrar os cuidados. 

O excesso de oleosidade, por outro lado, indica uma atenção redobrada com a alimentação. Ele influencia especialmente na aparição de manchas. Já que as acnes deixam a pele mais suscetível a um processo de cicatrização, com aumento da melanina localizada. 

Portanto, é importante fazer um acompanhamento, juntamente com tratamentos de prevenção envelhecimento para prolongar a vistosidade da pele. 

Cuidados que você deve tomar para prevenir o envelhecimento da pele

É possível evitar o envelhecimento precoce da pele. Alguns cuidados a mais e tratamentos especiais podem fazer a sua pele rejuvenescer e parecer mais nova do que realmente é!

Para isso, inclua essas dicas na sua rotina:

Uso diário de protetor solar 

Não importa o tipo de exposição solar que você vai ter. Seja dentro de casa ou na praia, é fundamental sempre hidratar a pele e em seguida passar o protetor solar. 

Mas o fator depende do que você precisa. Já que ele indica mais o tempo de proteção solar do que o aumento da proteção. 

Existem protetores solares para todos os tipos de pele. Assim, escolha o que melhor se encaixa com você e evite o envelhecimento precoce.

Limpeza da pele

Existem dois tipos de limpeza de pele que precisam ser consideradas para a prevenção do envelhecimento precoce. Uma é a feita diariamente, com a retirada completa da maquiagem e da poluição. 

A outra é o tratamento de limpeza de pele profunda que deve ser feita periodicamente. Isso porque, ela ajuda na abertura dos poros e no processo de renovação celular. 

Hábitos saudáveis

Para ter uma pele bonita, é preciso começar de dentro para fora. Portanto, aumente o consumo de água para ter uma pele mais vistosa. 

Inclua a ingestão de alimentos como cenouras e beterrabas para aumentar o nível de vitamina A por meio do betacaroteno. Essa é uma vitamina fundamental para a pele. 

Consumo de alimentos antioxidantes

Para diminuir a produção de radicais livres é essencial consumir alimentos ricos em antioxidantes. Eles são facilmente alocados na alimentação do dia a dia. 

Desse modo, você encontra antioxidantes no azeite de oliva, na aveia, nas frutas cítricas e vermelhas e até em temperos, como o açafrão. 

Até a alimentação pode ajudar a evitar o envelhecimento precoce.

Tratamentos estéticos que podem ajudar ajudar no envelhecimento precoce

Alguns tratamentos evitam o envelhecimento precoce da pele e aumentar o rejuvenescimento dela. Na L’issome você encontra os melhores e é possível criar uma rotina completa para a prevenção do envelhecimento. 

Sendo assim, é possível começar com uma renovação celular esplêndida através do Peeling Químico. Além de renovar a pele, o peeling estimula a produção de colágeno. 

Você já ouviu falar no SCULPTRA? Esse é um tratamento de ponta para quem já apresenta sinais de envelhecimento precoce e precisa dar um up na pele. O tratamento usa o Ácido Polilático para aumentar a firmeza da região trabalhada. 

Ao mesmo tempo, os Fios de Sustentação são outro procedimento com resultados rápidos para quem já está com algum grau de flacidez. Os fios utilizados são biocompatíveis e aliviam de imediato linhas de expressão. 

Conheça a L’issome, clínica de estética avançada em Alphaville!

Não deixe para depois os cuidados com a sua pele. A prevenção ajuda a ter uma pele saudável por muito mais tempo. 

Para te ajudar nesses cuidados, conte com a L’issome. Aqui todos os equipamentos são de ponta e os tratamentos de qualidade. Tudo para que a sua pele fique linda sempre. Entre em contato e agende a sua avaliação. 

Quer saber mais sobre os melhores cuidados com a pele? Acompanhe o Blog da L’issome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts mais Lidos

Obrigado por ter se cadastrado em nosso site

Em breve entraremos em contato com novidades.

Nutrição Clínica é o tratamento de doenças por meio da Alimentação.

O nutricionista através de exames específicos é capaz de descobrir qualquer disfunção nutricional, como resistência à insulina, distúrbios alimentares ou dificuldade de absorção de nutrientes, entre outros.

A prevenção de enfermidades também é um dos focos da Nutrição Clínica.
 Veja abaixo algumas doenças que podem ser tratadas com orientação do nutricionista:

    1. Doenças Crônicas: Diabetes, hipertensão, aterosclerose e outras;
    2. Doenças Metabólicas: doença celíaca, intolerância à lactose e similares;
    3. Transtorno Alimentar: Bulimia, anorexia e compulsão alimentar;
    4. Magreza excessiva: IMC abaixo de 18,5;
    5. Obesidade e Sobrepeso;
    6. Desequilíbrio nutricional em atletas.